sexta-feira, 6 de maio de 2011

Plenária do PPA Participativo 2012-2015

A/C: DIRETORES, ACS, ACE E COORDENADORES DO SINDIACS/ACE DE ITABUNA E REGIÃO

PPA-P LITORAL SUL

O quê: Plenária do PPA Participativo 2012-2015

Consulta pública do PPA Participativo acontece dia 07 de Maio em Ilhéus será no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães
Endereço: Avenida Roberto Santos, s/n, Esperança
Horário: 8h

Ilhéus sediará, dia 07 de maio, a plenária do Plano Plurianual Participativo 2012-2015 (PPA-P 2012-2015), que reunirá representantes da sociedade civil organizada e do poder público dos municípios que integram o Território de Identidade do Litoral Sul. O encontro acontece no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, que fica na Avenida Roberto Santos, s/n, Esperança. As reuniões ocorrerão durante os meses de abril e maio nos 26 Territórios de Identidade da Bahia. A abertura ocorreu dia 5 de abril, em Feira de Santana, e o encerramento será 27 de mão, em Salvador.

O PPA-P é uma estratégia utilizada pelo governo para apresentar à sociedade suas diretrizes estratégicas e ouvir o que a sociedade tem a dizer, quais são as suas necessidades, seus problemas e suas sugestões. O PPA-P subsidiará a elaboração do Plano Plurianual e é coordenado pelas secretarias estaduais do Planejamento (Seplan), Relações Institucionais (Sedir) e Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

A participação popular será viabilizada pelo uso de diversos canais de atendimento para o cidadão contribuir com a construção do Plano Plurianual (PPA) 2012-2015. Além das plenárias, que ocorrerão entre os meses de abril e maio nos Territórios de Identidade, o cidadão pode participar por meio da Internet – no site www.ppaparticipativo.ba.gov.br -, pelo telefone da Ouvidoria (0800-284-0011), nos SAC’s e Centros Digitais de Cidadania (CDC’s) em todo o Estado.

O Plano Plurianual (PPA) é o planejamento do governo para quatro anos. Nele estão definidas as diretrizes, objetivos e metas que serão detalhadas posteriormente nas Leis Orçamentárias Anuais. Com este documento, o governo estabelece suas prioridades e sabe como gastar melhor os recursos públicos.

O PPA é um planejamento de médio prazo, que traça o caminho para alcançar as metas previstas para o Plano de Desenvolvimento Bahia 2023, documento que planejamento de longo prazo para a Bahia, tendo em vista a comemoração dos 200 anos de independência do Estado.

“O Plano de Desenvolvimento Bahia 2023 surge do entendimento que é importante que o governo saiba aonde pretende chegar nos próximos anos, para que o caminho a ser empreendido durante sua administração tenha um sentido, um eixo pré-estabelecido. Esse caminho se constrói pela fundamentação da análise de tendências e em valores com os quais o governo declarará os problemas a serem enfrentados, objetivando vencer os obstáculos interpostos entre a realidade atual e o futuro perseguido”, enfatiza o secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário